A poucos dias da realização de mais uma edição da Formação Karting ACP 2024, falámos com Pedro Abecasis, diretor desta iniciativa do clube há quase 25 anos. A primeira experiência desta iniciativa que o próprio idealizou surgiu em 1999 “mas bastou para mostrar que o que tínhamos em mente era aplicável”, adiantou.
Ainda de acordo com Pedro Abecasis, esta formação vai mais além da descoberta de jovens talentos nacionais. “É pegar em miudagem muito nova e dar-lhes os primeiros passos no desporto automóvel, mostrando-lhes o que é guia uma máquina e incutir-lhes o espírito desportivo e de convívio entre eles”.
Mas se a descoberta de talentos não é o objetivo principal desta iniciativa, a verdade é que no último quarto de século têm saído da Formação Karting ACP nomes que hoje dão cartas no desporto automóvel e que são o orgulho de Pedro Abecasis. Do todo terreno à resistência, passando por provas de velocidade, são vários os pilotos que apuraram o seu talento numa pista de kart, como João Ferreira, Ricardo Sousa ou Guilherme Oliveira, só para dar alguns exemplos.
A Formação Karting ACP 2024 volta a reunir este ano jovens entre os 7 e os 13 anos para uma experiência de cinco dias em que ficam a conhecer como funciona a mecânica de uma prova deste tipo, antes do momento mais aguardado que é aplicarem os ensinamentos já em pista.
.
Comum à grande maioria dos automóveis, o sistema start-stop continua a suscitar dúvidas. Neste episódio dissipamo-las.
No segundo episódio desta série de podcast ACP dedicada a recordar o melhor dos anos 80, a convidada é Patucha Ferreira dos Santos, empresária...
Nuno Pinto é um piloto de ralis e velocidade que se tornou coach de alguns nomes famosos, como Lance Stroll, piloto da Aston Martin...